O tamanho da lua e sua características

 Algo incomum vai acontecer em 31 de janeiro um eclipse lunar total, que será visível a partir da Ásia, Oceania e América do Norte e Central, vai coincidir com uma "lua azul" e um "supermoon" em que alguns estão chamando de um "super azul lua de sangue". O evento, que para o hemisfério ocidental observadores acontece pela primeira vez em 150 anos, também vai ser o último de uma trilogia de supermoons nos últimos dois meses.


Parece legal, mas o quão animado você deve realmente ser? E há algo que os cientistas, na verdade, pode sair dela? Para ser honesto, eu sinto muito em conflito sobre toda a excitação em torno do supermoon, um termo que descreve a lua quando ela está no próximo ponto a Terra. É ótimo que as pessoas ficam excitadas sobre astronomia, mas o problema é que um supermoon em si não é realmente tudo o que é especial.

A lua

Uma vez que a lua segue uma órbita elíptica em torno da Terra, a distância entre os dois corpos alterações, variando de cerca de 360 000 km 406,000 km. No seu ponto mais próximo, o perigeu, a lua, obviamente, aparecem o maior. Um tal de "maximoon" tem um diâmetro aparente de cerca de 13% maior do que um "minimoon", na sua mais distante do ponto, da apogee.

O efeito de um maximoon é muitas vezes exagerado é apenas cerca de 7% maior e 15% mais brilhante do que a média lua. Este é dificilmente perceptível quando se observa a olho nu. Na verdade, se você já viu a lua olhando enorme em algum momento, ele foi provavelmente devido a uma ilusão de óptica, em vez de ele estar perto de perigeu. Não é totalmente compreendido o porquê, mas a lua vi de perto o horizonte parece maior do que quando está alta no céu.


Os mecanismos por trás da maximoon têm sido conhecidos, com os astrônomos se referem a ele como "perigeu da lua cheia" ou um "perigeu sizígia", uma linda palavra que significa três corpos celestes em uma linha. Sem surpresa, o termo supermoon revelou-se mais popular. Cunhado por um astrólogo, em 1979, ele não era realmente usado amplamente até Março de 2011, quando o terremoto no japão e tsunami foi erroneamente vinculado a um supermoon que realmente aconteceu oito dias depois.

O tamanho da lua

O que é mais, um supermoon não é exatamente a mesma coisa que um maximoon. Se você esperou até o instante da lua cheia, exatamente coincidiu com o instante de perigeu, supermoons seria vanishingly raros. Mas um não-científica fator de correção é geralmente incluído, permitindo que a lua cheia para ser "perto de" perigeu  normalmente, 90% ou mais.

Alterar o tamanho do fator de correção e você pode ter muitas ou poucas supermoons como você gosta. Na verdade, para o evento desta semana, a lua está mais próximo da Terra em cerca de 10:00 UTC, em 30 de janeiro, mas a lua cheia não é até mais um dia, mais tarde, quando é de cerca de 1.200 km mais longe.


Azul vs lua de sangue uma lua azul não aparece azul. É apenas um termo que, na década de 1940, foi erroneamente utilizado para descrever uma ocasião rara a segunda lua cheia em um mês. Luas cheias são separados por cerca de 29,5 dias e por isso normalmente ocorrem em meses diferentes, com uma lua azul aparece, em média, a cada 30 meses ou assim.

Comentários